Mensagem proferida por Dom Luiz Antonio, às 08h, início da Santa Missa na Catedral de São João Batista em Nova Friburgo
“Crê em Deus, e ele cuidará de ti;
endireita os teus caminhos e espera nele.
Conserva o seu temor, e nele envelhecerás.
Vós que temeis o Senhor,
contai com a sua misericórdia
e não vos desvieis, para não cair.
Vós, que temeis o Senhor, confiai nele,
e a recompensa não vos faltará.
Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas:
alegria duradoura e misericórdia.
Vós, que temeis o Senhor, amai-o,
e vossos corações ficarão iluminados.
Considerai, filhos, as gerações passadas e vede:
Quem confiou no Senhor e ficou desiludido?”(Eclo 2, 6-11)

Eis-me aqui! Foi essa a resposta que dei quando surpreendido com o comunicado do Senhor Núncio Apostólico no Brasil que o Papa Francisco, incansável trabalhador na Vinha do Senhor, havia me nomeado, no domingo, Bispo da Diocese de Itapetininga, SP. Confesso que, como Maria, fiquei “perturbado”, considerando que me sentia muito bem aqui na querida Diocese de Nova Friburgo e achava que permaneceria por um tempo maior. Não esperava, do ponto de vista humano, uma transferência agora. Como dizia Dom Hélder:
“Aceita as surpresas que
transtornam teus planos,
derrubam teus sonhos,
dão rumo totalmente diverso
ao teu dia e,
quem sabe, à tua vida.
Não há acaso.
Dá liberdade ao Pai
para que Ele mesmo conduza
a trama dos teus dias”. (Dom Helder Câmara)
Sempre acreditei que o Espírito Santo conduz a Igreja e diante desse fato quem sou eu para não aceitar um Chamado de Deus para uma nova missão? Deus sabe que, mesmo com temor e tremor, sempre procurei atender ao seu Chamado e buscar querer o que Ele quer para mim. O meu sim de hoje é consequência do primeiro sim dado quando fui nomeado Bispo. Como Sucessor dos Apóstolos devo estar sempre pronto para ser enviado a novos lugares e desafios. Evangelizar é preciso! Providencialmente o comunicado me foi feito, às 18h, do domingo, na hora da Mãe da Igreja, recordando também o entardecer pascal dos Discípulos de Emaús: “fica conosco Senhor pois já é tarde e a noite vem chegando”. Sinais! Meu lema episcopal Mariano, O Senhor fez em mim maravilhas”, sempre se confirma e me encoraja para acolher novamente, com um sim confiante, o pedido do Santo Padre. Acredito que quando Deus dá uma missão, dá também os meios para bem realizá-la.
Após quase cinco anos no governo da Diocese de Nova Friburgo e quase oito anos no Estado do Rio de Janeiro, deixarei este local que aprendi a amar, ciente de que não obstante às minhas fragilidades, procurei deixar uma humilde contribuição na missão evangelizadora desta querida Diocese que me acolheu com muito amor, alegria e docilidade para colaborar, de modo sinodal, na missão eclesial. O tempo foi breve, porém vivenciado de modo intenso e fecundo.
Gostaria que esta minha transferência não prejudicasse o percurso quaresmal que estamos para iniciar, juntamente com a Campanha da Fraternidade. Vamos manter o olhar fixo em Jesus, nosso Salvador e Senhor de nossa vida e história. Minha posse canônica, na Diocese de Itapetininga, esta prevista para a Oitava da Páscoa. Portanto, até lá faremos a transição de modo sereno, orante e fraterno.
Nesse momento, na pessoa do dedicado pastor Dom Gorgônio, o primeiro Bispo da Diocese de Itapetininga, quero saudar todo o Clero, Religiosos(as), Seminaristas, Vocacionados, Lideranças, Autoridades, Governantes e todo o povo santo de Deus e agradecer desde já a minha acolhida como segundo Bispo da Diocese de Itapetininga. Chegarei para amar e servir! Peço que rezem por mim e pela nova missão. Conto com o apoio, paciência e compreensão de todos e todas.

À Diocese de Nova Friburgo, irmãos Presbíteros, Diáconos Permanentes, Religiosas(os), Seminaristas, lideranças e povo santo de Deus, minha gratidão sincera. Aos irmãos no episcopado, do Regional Leste 1, minha gratidão pela agradabilíssima e profícua convivência. Aos familiares e amigos de perto e de longe minha gratidão pela proximidade de sempre. Sigamos em frente, no olhar da Fé, na comunhão, participação e missão, vivendo a sinodalidade e pedindo ao Bom Pastor que nos ilumine no discernimento orante e decisões inspiradas. Repito, que nada perturbe nosso percurso quaresmal,como Peregrinos da Esperança, a caminho da Páscoa de Cristo. Minha saudação a todos e todas, com orações, gratidão e pedido que rezem por mim e pelo Santo Padre que me nomeou, mesmo num quadro tão delicado.
Com minha bênção e gratidão,
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci.
Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira da Diocese de Itapetininga, rogai por nós.
Nova Friburgo, 25 de fevereiro de 2025, Ano Jubilar.
Por Redação TVItapê: Fonte/Diocese de Itapetininga