O Procon anunciou, na última sexta-feira (14), as empresas que registraram o maior número de reclamações em sua plataforma ao longo de 2024. Foram contabilizadas cerca de 250 mil queixas que exigiram a atuação de um especialista para auxiliar o consumidor — incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.
Desse total, 255.536 reclamações (sendo 238.995 registradas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons Municipais participantes) não foram solucionadas no primeiro atendimento e evoluíram para processos administrativos, conhecidos como reclamações fundamentadas. Esses dados compõem a base da lista divulgada anualmente, responsável por indicar os índices de insatisfação dos consumidores.
Os índices de resolução em uma segunda etapa do processo ainda estão abaixo do esperado. Em 2024, apenas 29,1% das reclamações feitas diretamente ao Procon-SP foram solucionadas.
As três empresas com o maior número de reclamações que evoluíram para processo administrativo ou seja, não resolvidas na primeira fase e que exigiram a mediação de um especialista do Procon-SP — foram:
Yeesco (loja online de roupas e acessórios), com 10.647 queixas;
Enel Eletropaulo (concessionária de energia elétrica que atende a Capital e a região Metropolitana de São Paulo), com 8.508 reclamações;
Hurb Technologies (plataforma de turismo), com 7.554 registros.