As duas escolas estaduais de Itapetininga que haviam manifestado interesse em aderir ao modelo cívico-militar não foram aprovadas na segunda fase de análise e consultas: eram as escolas Prof. Elisiário Martins de Mello e Prof. Sebastião Pinto.
Apenas 35 escolas foram selecionadas em todo o estado, segundo publicação no Diário Oficial de São Paulo desta terça-feira (15), que tornou pública a lista das escolas aprovadas, que inclui 1 na cidade de São Paulo, 4 na região metropolitana da capital, 2 no litoral e 32 no interior do estado.
Na região Sudoeste, foram selecionadas escolas em Avaré, Itaí e Votorantim. A aprovação nesta fase, ainda não significa, necessariamente, que as unidades passarão para o novo modelo. Segundo a lei que criou o projeto, a seleção das escolas deve considerar também critérios como os índices de vulnerabilidade social, de fluxo e rendimento escolar das unidades.
No próximo dia 25 de abril, após a realização das três rodadas de consulta pública, é que o governo paulista anunciará oficialmente a lista das escolas.