O Distrito do Rechã, em Itapetininga, receberá neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o 2º Mutirão contra a Dengue de 2025. A ação tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A iniciativa contará com aproximadamente 100 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga, que percorrerão os bairros para recolher materiais inservíveis que possam armazenar água. A Vigilância Epidemiológica orienta os moradores a separarem esses itens e colocá-los na calçada para coleta.
Horários e funcionamento da ação
Sábado, 22 de fevereiro: Coleta das 7h às 16h.
Domingo, 23 de fevereiro: Ações concentradas no bairro das 7h às 12h.
A operação contará com vários caminhões para a remoção dos materiais. A iniciativa é uma colaboração entre as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da Defesa Civil Municipal. Vale ressaltar que entulhos, podas de árvores e madeiras não serão recolhidos e devem ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
O PEV, também chamado de Ecoponto, é um espaço para descarte de pequenos volumes de inservíveis por pessoas físicas. No local, há caçambas identificadas para diferentes tipos de resíduos, como construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O Ecoponto está localizado na rua Alceu Corrêa de Moraes, 1.109, Jardim Vieira de Moraes, em frente à Cooperita, funcionando de segunda a sábado, das 8h às 17h (exceto feriados).
Resultados e impacto
O mutirão também visa conscientizar os moradores sobre o descarte adequado de materiais. Durante a operação, seis equipes do Controle de Vetores atuarão na remoção dos objetos descartados e na limpeza de áreas com descarte irregular.
Na edição anterior, realizada em janeiro nos bairros Jardim Monte Santo e Chapada Grande, foram recolhidas 178 toneladas de resíduos.
Denúncias e penalidades
Os munícipes também podem contribuir denunciando áreas com descarte irregular de lixo ou terrenos com acúmulo de materiais. As denúncias podem ser feitas nos seguintes canais:
Setor de Controle de Vetores: (15) 3273-2567
Ouvidoria SUS: 0800 774-3990
Por redação TVItapê: Fonte/Foto: PMI