Dom Luiz Antonio Lopes Ricci foi recepcionado pelo pároco Élcio Roberto de Góes, que o acolheu juntamente com Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo emérito, apresentando-lhe um crucifixo. Após beijar o crucifixo, Dom Luiz pegou a água benta e aspergiu a si mesmo e aos presentes.
Em seguida, visitou a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, depositando flores aos pés da imagem. Após esse momento de devoção, dirigiu-se à Capela do Santíssimo para um tempo de oração, e logo depois foi à sacristia para se paramentar para a celebração da Missa.
A celebração foi presidida por Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba (SP).
Durante a cerimônia, foram feitas saudações de boas-vindas por representantes da Diocese de Nova Friburgo (RJ), antiga diocese de Dom Luiz Antonio, representadas por Magna Peçanha e Janaina Gralato. Também saudaram o novo bispo Rosângela Assunção Meira, representante da Diocese de Itapetininga, e o prefeito do município, Jeferson Brun.
Logo após as saudações, Dom Júlio passou o báculo a Dom Luiz Antonio, simbolizando a entrega do pastoreio da diocese. O novo bispo, então, assumiu a cátedra episcopal, sentando-se nela pela primeira vez. Em seguida, foi cumprimentado pelos padres da diocese.
Um dos momentos mais marcantes da celebração ocorreu logo após a homilia, quando Dom Luiz prestou uma homenagem ao seu predecessor, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.
Ao final da missa, o chanceler Luiz Paulo leu o decreto de confirmação dos ofícios, oficializando a posse de Dom Luiz como bispo diocesano de Itapetininga. A cerimônia foi concluída com os cumprimentos dos fiéis ao novo bispo.
A posse foi transmitida ao vivo pelas redes sociais das dioceses de Bauru, Nova Friburgo e Itapetininga, além das redes da TVitapê e da Canção Nova.