A Prefeitura de Itapetininga iniciou nesta segunda (17), a campanha em prol do Tratamento da Tuberculose, no Posto de Saúde da Vila Arruda. Durante 15 dias, até 30 demarço, serão realizados orientações, testes e diagnóstico da doença para toda a população.
No dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial da Tuberculose, uma doença infecciosa que, de acordo com a unidade, atinge cerca de 35 pessoas na cidade hoje. A campanha é de extrema importância para incentivar os moradores que possuem sintomas como: tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito; a buscarem ajuda e tratamento.
Serão montadas em frente às unidades de saúde a cada dia, uma tenda em com profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Confira:
Quinta-feira (20) – na Vila Palmeira, em frente a Escola Estadual Alceu Gomes;
Sexta-feira (21) – Unidade Básica de Saúde da Nova Itapetininga (Rua Heitor Calazans Luz Moura, nº 281, Vila Nova Itapetininga);
Domingo (30) – Posto de saúde da Vila Mazzei (Rua Cristóvão Colombo, nº 151, Vila Mazzei).
A prefeitura informou que o teste do escarro pode ser feito na presença de um ou mais sintomas, em uma unidade próxima. O exame e tratamento são gratuitos.