A primeira edição da Prova Paulista de 2025 tem novidades, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental também avaliados. Eles se juntam aos alunos do 5ª ano até a 3ª série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica entre segunda-feira (31) até 9 de abril as provas que vão aferir o aprendizado referente ao primeiro bimestre letivo. Mais de 2,7 milhões alunos da rede estadual participam do exame.
Outra novidade é a inclusão dos componentes de educação financeira e tecnologia e inovação do currículo de classes do 6º ao 8º anos.
4º e 5º anos do Fundamental
30 questões por dia
Língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história
6º, 7º, 8º e 9º anos do Fundamental
40 questões por dia
Língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, geografia e história – educação financeira e tecnologia e inovação aplicáveis de 6º a 8º anos
1ª, 2ª e 3ª séries do Médio
45 questões por dia
Língua portuguesa, língua Inglesa, matemática, química, física, geografia, história e educação financeira – conteúdo dos itinerários de exatas, humanas e profissionalizantes aplicáveis da 2ª e 3ª séries
A Prova Paulista do 1º bimestre mais uma vez será seletiva para a Omasp (Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo) e o desempenho dos estudantes nas questões de matemática da Prova Paulista será o balizador para a participação na segunda fase da competição.