Com forte projeção para 2025, o Sindicato Rural de Itapetininga mediante o convênio com o Sistema FAESP/SENAR-SP adota diversas abordagens com cursos e programas técnicos para promover a qualificação profissional no meio rural, com foco na melhoria da mão de obra e no fortalecimento do agronegócio, buscando empoderar os produtores e suas famílias por meio da educação prática e acessível, adaptada à realidade do campo.
A aprendizagem contínua é aplicada com cursos que visam a atualização constante de suas habilidades, acompanham as inovações tecnológicas e de mercado.
A aprendizagem por meio da experiência prática é uma vertente, com foco em métodos que conectam o conhecimento à prática, por meio de vivências no campo. Os cursos contribuem para a profissionalização dos produtores rurais, agregando valor à produção e impulsionando o setor agropecuário.
Na última semana, iniciou-se, no dia 10 de fevereiro, o 1º módulo do PROGRAMA DE APICULTURA, realizado no Distrito Tupy, em Itapetininga, pelo instrutor Nivaldo Aparecido Bertelli. Este programa tem duração de 7 meses. Neste módulo em especial é instruído sobre a “Implantação de Apiário”, a preparação do apiário, localização e verificação das condições Ideais para a produção.
A escolha e preparação do local para o apiário são determinantes para o sucesso da apicultura.
O curso detalha como selecionar a topografia, isolar o apiário de potenciais fontes de contaminação e garantir a disponibilidade de água e proteção contra formigas.
O conhecimento sobre as condições climáticas locais e a importância da sombra também são aspectos tratados, pois influenciam diretamente no conforto das abelhas e, consequentemente, na produtividade do apiário.
Os cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Itapetininga pelo site.
Mais informações pelo telefone 15 32371-0811 ou envie mensagens no WhatsApp diretamente para o SENAR pelo número (15) 99663-0384.